(51) 3541-1053 / (51) 9 9452-1608

secretaria@oncoprev.com.br

Convênios: Rua Gen. Emílio Lúcio Esteves, 1131 - Salas 101 e 102 B - Taquara/RS

HBJ: Rua Gen. Emílio Lúcio Esteves, 1072 - Sagrada Família, Taquara/RS

Notícias


Noticia - 45

05/02: Dia do(a) Mastologista

Nossa homenagem a este profissional fundamental na prevenção e combate ao câncer de mama, e recuperação da auto-estima de tantas mulheres!

Ler mais
Noticia - 44

04 de fevereiro: Dia Mundial do Câncer

Todas as pessoas podem reduzir o risco de câncer ao adotar um estilo de vida mais saudável, como parar de fumar, manter-se fisicamente ativo e consumir alimentos e bebidas saudáveis.
Ter conhecimento sobre a importância de hábitos saudáveis na prevenção de doenças, permite que as pessoas façam mudanças em seus estilos de vida.
Você sabia que mais de um terço dos tipos de câncer podem ser evitados, com a adoção de atitudes simples no dia a dia? A educação também faz parte da prevenção.
Ler mais
Noticia - 43

30/01: Dia Mundial da Não Violência

“Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho.” (Mahatma Gandhi)

Ler mais
Noticia - 42

Dica: Cultive hábitos saudáveis

Cultivar hábitos saudáveis pode reduzir até 40% a incidência do câncer. Vale a pena, então, desafiamos vocês a seguir os hábitos abaixo:

  • Consumir mais alimentos naturais, evitando os processados;
  • Reduzir o consumo de sal e açúcar;
  • Realizar meia hora de atividades físicas ao dia;
  • Usar protetor solar;
  • Realizar exames diagnósticos regulares;
  • Não fumar e ficar longe da fumaça de fumantes;
  • Evitar bebidas alcoólicas.

Ler mais
Noticia - 41

Vamos ser felizes!

Vamos ser felizes hoje, amanhã, depois de amanhã…

Topas?

Ler mais
Noticia - 40

Mulher: mantenha seu exame preventivo em dia

O mês de janeiro é dedicado à Conscientização sobre o Câncer de Colo de Útero e hoje vamos abordar o exame Papanicolau.

O exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolaou) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença. É um exame indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada.

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) no dia anterior ao exame; evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.

Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

Quem deve fazer e quando fazer o exame preventivo?

De acordo com o Ministério da Saúde, toda mulher que tem ou já teve vida sexual e que possui entre 25 e 64 anos de idade. Na maioria dos países recomenda-se início aos 21 anos de idade, com exame de Papanicolau com intervalos de 3 anos após 2 exames consecutivos normais, ou com co-teste (citologia associado ao teste de DNA-HPV por captura híbrida) a cada 5 anos, esta estratégia aplicada a mulheres com mais de 30 anos. Exames com frequência anual não são mais recomendados devido às altas taxas de resultados falso-positivos, à falta de impacto na prevenção do câncer cervical e custos excessivos desnecessários.

Ler mais

© Copyright 2024 - Oncoprev - Todos os direitos reservados