(51) 3541-1053 / (51) 9 9452-1608

secretaria@oncoprev.com.br

Convênios: Rua Gen. Emílio Lúcio Esteves, 1131 - Salas 101 e 102 B - Taquara/RS

HBJ: Rua Gen. Emílio Lúcio Esteves, 1072 - Sagrada Família, Taquara/RS

Notícias


Noticia - 58

Pioneirismo na interiorização da assistência oncológica

Neste mês de agosto, a Oncoprev – Centro de Oncologia completa 20 anos, o que nos leva a refletir sobre toda a trajetória percorrida para chegar até aqui.

Inaugurada em 2002, a Oncoprev fez história ao proporcionar assistência oncológica à população de Taquara, sendo pioneira na oferta de tratamento por convênios, como Ipe Saúde e Unimed, na região.

Na época, pacientes do SUS precisavam se deslocar até Porto Alegre para ter acesso ao tratamento, e chegavam a aguardar mais de um ano pela primeira consulta. Por isso, demos início a uma árdua e longa luta para habilitar o serviço local pelo Sistema Único de Saúde.

Com o apoio das Prefeituras, levamos um abaixo-assinado com mais de 43 mil assinaturas ao Governo do Estado, para demonstrar a necessidade de haver assistência oncológica na região.

A caminhada durou 14 anos. Até que, em 2016, conseguimos credenciar o serviço junto ao Ministério da Saúde como um dos 27 centros de atendimento de alta complexidade em oncologia no Estado. Isso só foi possível com o apoio de muitos órgãos, como o Ministério Público Federal, que vestiu a camiseta e lutou pela causa.

Com a habilitação, a Oncoprev tornou-se a primeira e única clínica a oferecer tratamento contra o câncer pelo sistema público, beneficiando cerca de 200 mil moradores do Vale do Paranhana.

Este ano, foi dado mais um passo importante: o Hospital Bom Jesus tornou-se referência em oncologia para mais cinco municípios, incluindo Novo Hamburgo. Em 45 dias, zeramos a fila de espera de moradores dessas cidades que aguardavam pela primeira consulta. A confiança da gestão estadual e da Associação Hospitalar Vila Nova, administradora do Hospital Bom Jesus, foi fundamental para que isso acontecesse.

Com muita satisfação e alegria, vimos Taquara virar um polo de tratamento de câncer no Estado. Um feito construído ao longo de duas décadas e a muitas mãos. Não se faz nada sozinho. Por isso, neste aniversário de 20 anos, agradecemos aos parceiros desta trajetória. Muito obrigado. Vocês ajudaram e continuam ajudando a salvar muitas vidas.

Paulo Morassutti

Médico cirurgião e endoscopista, fundador da Oncoprev – Centro de Oncologia e vice-presidente da AMRIGS

Ler mais
Noticia - 57

Taquara se consolida como polo de tratamento de câncer no Estado

Com oferta de atendimento oncológico há 20 anos, Taquara é considerada pioneira na prestação de assistência a pessoas com câncer no Vale do Paranhana. Recentemente, o município passou a receber pacientes de várias cidades do Estado, virando protagonista nessa especialidade na região.

O boom foi motivado pelo descredenciamento do Hospital Regina, de Novo Hamburgo, dos atendimentos de oncologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com a mudança, moradores de Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha e Ivoti se juntaram aos outros sete municípios que já tinham o Hospital Bom Jesus de Taquara como referência para tratamentos oncológicos na região.

Com muita disposição, assumimos o desafio de receber esses pacientes. A transição foi iniciada ainda no fim do ano passado, dando prioridade às 172 pessoas que aguardavam pela primeira consulta. Em pouco menos de um mês, a fila de espera desses novos municípios foi zerada – algo que nunca havia acontecido antes.

Depois, começamos a receber as outras 956 pessoas que já estavam sendo atendidas no Hospital Regina. Avaliamos uma a uma, vimos o que já havia sido feito e o que era necessário fazer. O resultado foi satisfatório: todos passaram por consulta, os que necessitavam de quimioterapia ou hormonioterapia iniciaram ou deram continuidade aos seus tratamentos, e alguns passaram por cirurgia de remoção do tumor. Nenhum paciente ficou desassistido. Todos tiveram os seus devidos encaminhamentos.

De braços abertos para novos pacientes, Taquara consolidou-se como um polo de tratamento de câncer no Estado, provando que não é preciso se deslocar até cidades maiores para ter um atendimento ágil e de qualidade.

Henrique Träsel

Médico Oncologista e Diretor Clínico da Oncoprev – Centro de Oncologia

henrique.trasel@oncoprev.com.br

Ler mais
Noticia - 56

Oncologistas da Oncoprev participam de evento científico

A farmacêutica AstraZeneca realizou, na noite desta quarta-feira, 7, evento científico voltado à capacitação dos médicos oncologistas da Oncoprev.

A aula médica foi conduzida pela oncologista clínica, dra. Rosana Monteggia, tendo como tema principal os tratamentos para o câncer de próstata metastático.A Oncoprev – Centro de Oncologista conta com profissionais qualificados, que estão em constante aperfeiçoamento para o melhor atendimento de seus pacientes.

Ler mais
Noticia - 55

Oncoprev conta com novo canal de atendimento

Para agilizar o atendimento, a Oncoprev – Centro de Oncologia disponibiliza mais um número de WhatsApp para tirar dúvidas, pedir informações ou marcar consultas.

Basta adicionar na agenda do celular: (51) 98990-9072. O contato através do número (51) 3541-1053 também será mantido para ligações e mensagens no Whatsapp.

Ler mais
Noticia - 54

Diretor clínico da Oncoprev inicia atendimentos em Parobé

O diretor clínico da Oncoprev – Centro de Oncologia e médico oncologista, Dr. Henrique Träsel, iniciou os atendimentos no Centro de Especialidades São Francisco de Assis, em Parobé. “Com essa parceria, os pacientes da região contam com mais uma opção de local para assistência oncológica, fortalecendo a presença da Oncoprev no Vale do Paranhana”, destaca Träsel.

Recém inaugurado, o Centro atende pacientes particulares e de convênios, conta com quatro consultórios e profissionais de diferentes especialidades. Está localizado em frente ao Hospital São Francisco de Assis, no prédio do antigo residencial Dona Olga Lauck, na rua Theno José Berlitz, 50 – Centro.

Informações e agendamentos de consultas podem ser feitas pelo telefone 51 3543-5500 ou whatsapp 51 98155-9997, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Dr. Henrique Träsel é médico oncologista, mestre em Patologia pela UFCSPA, professor da Faculdade de Medicina da Unisinos e membro das Sociedades Europeia e Brasileira de Oncologia Clínica.

A Oncoprev é a pioneira em prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer no Vale do Paranhana e há 20 anos presta atendimento de excelência aos pacientes.

Ler mais
Noticia - 53

Maio Vermelho alerta para a prevenção do câncer bucal

O Maio Vermelho alerta a população para as ações de prevenção e conscientização do câncer da boca, tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. A doença é mais frequente em homens, a partir dos 40 anos, e apresenta grandes chances de cura quando diagnosticada e tratada em estágios iniciais. O Instituto Nacional de Câncer estima 11.180 casos novos da doença em homens e 4.010 em mulheres, para cada ano do triênio 2020-2022.

Dr. Henrique Träsel, médico oncologista e diretor técnico da Oncoprev – Centro de Oncologia, explica que, entre os principais sinais a serem observados, estão feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam; dificuldade para mastigar ou engolir; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas; nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente. Träsel salienta que próteses mal encaixadas têm risco de gerar lesões crônicas, que podem resultar em câncer.“O câncer de boca pode ser detectado na fase inicial da doença, o que permite um tratamento mais efetivo. Por isso, é importante ficar atento a qualquer alteração na boca, desde mudanças na coloração até o surgimento de lesões parecidas com uma afta, que não cicatrizam em até 15 dias”, explica. De acordo com o médico especialista, quando uma lesão suspeita é identificada, é encaminhada para biópsia. Se confirmado o câncer, na maioria dos casos, realiza-se cirurgia para a retirada da lesão. Nos casos mais complexos, além do tratamento cirúrgico, é necessária realização de radioterapia e/ou quimioterapia.

Os principais fatores de risco para a doença são o álcool e o tabaco. Além disso, a falta de higiene bucal, a exposição ao sol sem proteção e a falta de uma alimentação nutritiva também aumentam as chances de desenvolver esse tipo de câncer. “Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas. O exame rotineiro da boca por um profissional de saúde pode diagnosticar lesões no início, antes de se transformarem em câncer”, finaliza Träsel.

Confira algumas dicas de prevenção ao câncer bucal:

  • Evite ou reduza o consumo de fumo e de álcool;
  • Mantenha uma boa higiene bucal;
  • Faça uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes;
  • Visite o dentista regularmente.

Ler mais

© Copyright 2024 - Oncoprev - Todos os direitos reservados