Outubro Rosa: prevenção e diagnóstico precoce salvam vidas .:. Oncoprev - Centro de Oncologia - Taquara/RS

(51) 3541-1053 / (51) 9 9452-1608

secretaria@oncoprev.com.br

Convênios: Rua Gen. Emílio Lúcio Esteves, 1131 - Salas 101 e 102 B - Taquara/RS

HBJ: Rua Gen. Emílio Lúcio Esteves, 1072 - Sagrada Família, Taquara/RS

Notícias


Outubro Rosa: prevenção e diagnóstico precoce salvam vidas


07/02/2024

Outubro Rosa: prevenção e diagnóstico precoce salvam vidas - Imagem 0

O Outubro Rosa tem o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de mama, tipo de tumor mais frequente em mulheres no Brasil e no mundo. Somente este ano, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 3,7 mil novos casos da doença no Rio Grande do Sul. A boa notícia é que, se detectada precocemente, as chances de cura são de mais de 90%.

A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que todas as mulheres a partir dos 40 anos realizem a mamografia anualmente. “Esse exame é considerado padrão ouro para o rastreamento da doença, pois é capaz de detectar lesões não palpáveis, diferentemente do autoexame, por exemplo, que só detecta nódulos maiores”, esclarece o médico oncologista e diretor técnico da Oncoprev – Centro de Oncologia, dr. Henrique Träsel.

No entanto, o especialista ressalta que o autoexame é importante para que as mulheres conheçam o seu corpo e possam reconhecer alterações suspeitas. Caroço fixo, endurecido e geralmente indolor, bem como pele da mama avermelhada, alterações no bico do peito e pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço são alguns dos sinais que merecem atenção. “É fundamental manter os exames de rotina em dia e consultar regularmente com um médico de confiança, especialmente se houver casos de câncer de mama na família”, afirma Träsel.

Com relação às causas, pode-se afirmar que essa é uma doença multifatorial. A idade é um dos mais importantes fatores de risco: cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Mas segundo a médica mastologista da Oncoprev, Dra. Bianca Zardo, existem outros fatores modificáveis, ou seja, que podem ser evitados: “Hoje a gente sabe que pacientes que não praticam atividade física, consomem muito álcool, têm sobrepeso, vão ter um risco muito maior de desenvolver câncer de mama. Com estilo de vida saudável, conseguimos reduzir o risco da doença em até 30%”, explica.

Com mais de duas décadas de tradição no Vale do Paranhana, a Oncoprev Centro de Oncologia oferece suporte integral no tratamento contra o câncer de mama e outras neoplasias malignas. Conta com uma equipe multiprofissional, composta por sete médicos oncologistas, mastologista, entre outros. Consultas podem ser agendadas através do Whatsapp (51) 99452-1608.

© Copyright 2024 - Oncoprev - Todos os direitos reservados