15/09/2025
A Oncoprev, clínica especializada no cuidado integral de pacientes com câncer, acaba de firmar uma parceria inédita com o Centro de Reprodução Humana Insemine, com o objetivo de oferecer suporte a homens e mulheres em idade reprodutiva que desejam constituir família após o tratamento oncológico.
A iniciativa garante condições especiais nos procedimentos de congelamento de óvulo e sémen realizados na Insemine e traz um diferencial importante: a possibilidade de aconselhamento reprodutivo já no momento do diagnóstico.
Muitos tratamentos contra o câncer, como a quimioterapia e a radioterapia, podem comprometer a fertilidade, diminuindo a qualidade dos espermatozoides e a reserva ovariana. Quando o congelamento de óvulos ou sêmen não é realizado antes do início do tratamento, alcançar a gestação posteriormente pode se tornar um grande desafio.
Para evitar essa situação, a parceria prevê que pacientes da Oncoprev em idade fértil sejam encaminhados para uma teleconsulta de aconselhamento reprodutivo, conduzida pela ginecologista e especialista em reprodução humana, Dra. Tatiane Souza, em até 24 horas após o diagnóstico. Dessa forma, o paciente poderá avaliar, de forma rápida e segura, se faz sentido preservar sua fertilidade antes do início do tratamento oncológico.
“Essa parceria reforça o nosso compromisso de olhar para o paciente oncológico de forma integral. O câncer impacta muito além da saúde física, ele afeta sonhos, planos e projetos de vida. Com esse suporte, conseguimos oferecer não apenas tratamento contra a doença, mas também a chance de preservar a possibilidade de ter filhos no futuro”, destaca o Dr. Henrique Träsel, médico oncologista e diretor técnico da Oncoprev.
De acordo com a Dra. Tatiane Souza, “cada vez temos mais pacientes — homens e mulheres — com diagnóstico de doenças oncológicas em idade reprodutiva. Sabemos da evolução dos tratamentos e da maior sobrevida dessa população. Por outro lado, como efeito colateral, pode ocorrer a diminuição da fertilidade. Como alternativa, podemos preservar óvulos e sêmen antes do início do tratamento, sem atrasar o protocolo oncológico e sem alterar o prognóstico da doença”.
Com essa parceria, a Oncoprev reforça sua missão de oferecer uma jornada completa ao paciente oncológico, que vai desde o diagnóstico, passando pelo tratamento, até o cuidado com os projetos de vida que continuam após a superação do câncer.